segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Afinal nos livramos da besteira de Honduras

Graças aos EUA, nos livramos de um osso atravessado na garganta, com a soberba e a arrogância contumaz de nosso presidente.
Em uma entrevista que ouvi do Demétrio Magnólia, ele comentou que nada aconteceria, pois ambos, Tanto Michelletti como o Zelaya, não tinham poder significante para que pudessem impor uma condição a um ou a outro. O Brasil pela "tonteria" que praticou, se tornou carta fora do baralho e a OEA, não teria meios de conseguir impor uma negociação que levasse a algum termo. Assim sobrava unicamente os EUA.
E foi o que aconteceu. Eles entraram na negociação e em 48 horas se tinha um acordo que ao meu ver, tapa apenas o buraco criado pelo Brasil, ou melhor pelo Chavez e pelo Lulla, colocando o Zelaya em Teguicigalpa.
Quando isso ocorreu, me mostrou a soberba do Lulla e sua veia ditatorial em impor a um país o seu interesse pessoal. Agiu como o EUA agem com países onde seu interesse é apenas manter o seu mercado interno funcionando, como foi o caso do Afeganistão e do Iraque.
Me forneceu a visão de um plano muito bem elaborado onde o interesse é unicamente o poder, a supremacia e a contundência de estar sempre certo. Pouco se importando pelas regras que existem ou forma elaboradas pela nação. O que quero dizer sobre isso? Que estamos p´restes a ter um golpe de estado brando com a implantação do partido único e a supremacia petista, onde todos seremos obrigado a ingressar no partido, concordando ou não com as regras ou as vaidades impostas como leis, sobre o nosso desejos, sejam eles profissionais, educacionais ou mesmo psicológicos.
Neste domingo no "Estadão", o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, escreveu sobre o assunto levantando as mesmas preocupações que tenho. (link:http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20091101/not_imp459542,0.php)
Ele é o responsável por estarmos passando por essa saia justa, que poderá ou não se prolongar, caso da Dna. Dilma, a guerrilheira, vier a ganhar as eleições. Tudo começa com a idéia que eu achei coerente, mas não previa as consequências da reeleição presidencial no transcurso do mandato. Ele errou em promover tal aberração no Congresso e o pior ensinou ao PT como criar o mensalão. Com o problema dos deputados que receberam dinheiro para votarem na reeleição, mostrando assim a existência do mensalão do PSDB.
O PT não viu conveniente em divulga-lo já que poderia usar o mesmo estratagema para quando estivesse no poder. E nós povo somos responsáveis por tudo isso.
A questão agora é o que fazer com essa "batata quente".
Caso eles venham a conquistar o poder novamente as liberdades democráticas irão se extinguindo aos poucos, até serem totalmente extintas. Acontecerá como na Venezuela onde as empresas estatizadas foram inchadas por partidários e os lucros ou produção tiveram um redução significante, quer dizer tendem à falência, mas como é governamental, o poder injetará dinheiro para mante-la sanada e o povo terá menos médico, escola, transporte, segurança e outros como de hábito em um ditadura.
Assim o melhor é apoiarmos a direita, não por que ela ser melhor ou mais honesta, são idênticas, mas porque ela, ao menos, nos permite ter regras respeitadas(aparentemente), imprensa livre e não mandam você fazer o que nunca sonhou ou desejou.
O País não necessita de uma ditadura, nem de esquerda ou de direita, precisa de democracia. Agora uma democracia se caracteriza pela responsabilidade das tomadas de decisão. Podemos ter um país mais honesto e mais digno, onde o que esta na constituição poderá ser conquistado com o faturamento das obras ser posicionado em patamares realistas e reais, além de um burocracia menor e uma fiscalização maior, onde as regras sejam claras e aplicáveis. Podemos conquistar isso, apenas nos mantendo informados, politizados e requerendo a mesma dignidade que solicitam de nós seres comuns com relação ao nosso cotidiano publico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário