quinta-feira, 5 de novembro de 2009

O aumento das aposentadorias.

É muita humilhação que um cidadão que trabalhou a vida toda seguindo as regras que lhe impuseram, chegue em uma hora como essa onde já sua força de trabalho é muito menor tenha que complementar a aposentadoria com seu suor para conquistar alguma decência de vida, pagando remédios caros e planos de saúde, já que o SUS, não funciona.
Trata-se de muita irresponsabilidade deste e de governos anteriores.
Para os nossos aposentado atuais, o que foi contratado deve ser cumprido, não importando as campanhas que o PTB de Vargas se valeu do dinheiro da previdência para subir ao poder. Não importa se todo aquele dinheiro que estava parado nas contas do INSS sem aplicação que o Jucelino se valeu para construir Brasília, pagando a mesma carga de pedras mais de dez vezes. Não importa se os Militares notando a dificuldade da manutenção dos valores do INSS, começaram a reduzir os aumentos das aposentadorias, para adequá-la ao volume possível de ser pago. Não importa de o Figueiredo criou a Cofins com o único propósito de cobrir o rombo da previdência. Não importa se os inúmeros trabalhadores do campo que nunca haviam pagado a aposentadoria passaram a receber um salário mínimo para seus sustento, após a assinatura da nova constituição, depauperando mais ainda a capacidade de pagamento da previdência. Não importando que FHC tenha aumentado o tempo para se aposentar, rompendo o contrato original, forçando assim um maior tempo de contribuição pelo trabalhador.
O que importa é o compromisso que o governo assumiu quando instituiu a aposentadoria. Assim deve honrar sua palavra e pagar o que deve a nação brasileira.
Este governo fez algo positivo, aumentou o salário mínimo de forma a que chegasse a atingir valores realista de poder de compra, não apenas de cesta básica, mas permitindo que com o tempo se chegue aos valores onde tudo que estava em suas criação seja contemplado.
Porém não fez o outro lado da premissa. Não criou uma nova aposentadoria para os que estavam entrando no mercado naquele momento, possibilitando que se fizesse uma previdência mais consistente e adequada ao momento que vivemos. Isso é falta de um estadista no país.
Os aposentados que recebem mais que um salário mínimo devem receber o mesmo aumento que o salário mínimo recebe, pois o sistema como esta nivela todos por baixo em algumas décadas aqueles que recebem o valor máximo que é pago pelo sistema estarão recebendo o salário mínimo apenas, justamente no momento que mais necessitam pois se encontram no final da vida e tem mais necessidades de remédios e amparo e vão ter que esmola entre os familiares e conhecidos para se manterem vivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário