terça-feira, 10 de novembro de 2009

Coisas para se pensar

Estava lendo as colunas do Heitor Cony e da Eliane Cantanhêde.
Heitor falava da critica sofrida por Anselmo Duarte, dizendo que recebeu a Palma de Ouro por que tinha namorado a presidente do Juri.
Já Eliana comenta do fato ocorrido na Uniban com a expulsão da Geisy, fazendo a vitima virar algoz e de um estupro de uma senhora de 60 anos em sua casa por um indivíduo que adentrou na casa como bombeiro eletricista. A delegada(mulher) encarregada da investigação questiona a vitima, por morar sozinha, por ter deixado um estranho adentrar em sua residência e fazendo a vitima se transformar em ré.
Em uma determinada época fui assistir uma aula de italiano para ver se gostaria do sistema e do curso. O professor, um adulto com seus trinta e poucos anos, comentou um fato interessante. Disse que o pessoal europeu de uma forma geral são "ingênuos", pois seguem as regras cívicas a risca, tornando-se fáceis de serem enganados.
A questão que ponho é:
Por que isso ocorre?
Porque nós somos assim, sempre procuramos um meio de tirarmos vantagem de um situação ou distorcer a verdade em proveito próprio, o que o atual governo procura fazer sem muito sucesso pois sempre mostra a carta que esta escondendo na manga. Isso diz respeito ao homem cordial de Sérgio Buarque de Hollanda.
Podemos culpar D. João VI por ter mostrado ao povo ingênuo dos trópicos como burlar as regras e tirar proveito disso. Podemos culpar Vargas por ter facilitado, a malemolência nacional. Ou mesmo o Lulla com sua bolsa esmola permitindo que o pessoal não se sinta obrigado a fazer horário em alguma empresa com responsabilidade e viver fazendo bico com o apoio do bolsa esmola, sem questionamentos ou obrigações.
Todo o povo sempre teve saudades do Vargas pelo que permitia ao trabalhador fazer ou conquistar sem muito esforço. Todos os governos para aplacar a ânsia do povo, mesmo quando lhe era prejudicial criava beneficies que no fundo eram mais caras do que havia anteriormente. Todos os governos foram hipócritas dando o que seria punitivo no Futuro.
JK construiu Brasília, ao custo exorbitante de somente conseguirmos sair de suas amarras em 94 com o plano real. E depois de se tentar a estabilizar o plano o atual governo segue o mesmo clima do oportunismo e gasta desbragadamente em aumentos salariais e inchaço do número de funcionários do governo federal, tendo ou não necessidade, mas favorecendo que apaniguados, e assim empregando os desempregados partidários, fazendo uma blindagem petista no governo onde só passará o que esse grupo partidário permitir, ou então terão a ação legitimada pela sequência interminável das regras apenas para se apontar um lápis, pois tudo no governo é devidamente definido de como deve ser executado.
Isso faz com que nós, seres comuns e meros contribuintes, desconfiemos de todos e não auxiliamos a ninguém, pois seremos em algum momento abusados da nossa bondade.
Em uma empresa que trabalhei havia um motorista negro que tinha um mote de vida e dizia:
"Negão ou caga na entrada ou caga na saída"
Era uma forma dele se defender de qualquer erro que pudesse cometer. Boa praça, sempre alegre, mas sempre com medo e sofrendo preconceito forte dos seus superiores, pelo jeito bonachão de se expressar.
Nós somos os elementos nocivos a nós mesmos, pois queremos mordomias não importando se o outro é que ira pagar com o seu suor e trabalho. Não importa se recebemos algo que almejamos e nos conformamos com isso, queremos mais.
Em um condomínio há um senhor que roubou e delapidou o condomínio, sempre aos poucos e sistematicamente, como era idoso e o sistema não tinha zelador, resolveram dar o cargo ao síndico, que era ele, e assim teria um salário que o ajudaria na aposentadoria e não necessitaria mais de se queimar roubando descaradamente o conjunto.
Nada adiantou, continuou fazendo falcatruas. O que aconteceu depois? Nada. Todos os condôminos do seu prédio em especifico, por saberem que é um ladrão contumaz e ninguém gostaria de pegar a administração do Bloco, deram-lhe o bloco para administrar sem puni-lo ou expulsa-lo do condomínio.
Esse é o Brasil esse somos nós. Depois que instituirem a ditadura do partido único com cara de democracia, não podermos mais reclamar, pois nos tamparão a boca com mordaças ou coisa pior, caso não revertamos essa situação de pesar que estamos entrando nas próximas eleições. Com toda a certeza teremos problemas financeiros para a próxima legislatura. Se o Serra ganhar será um grande mote para o retorno do Lulla em 2014, com os problemas que o lulla deixou. Basta lembrar do Quercia que fez o sucessor e ambos hoje estão sem mandato e o PMDB paulista ser apenas uma sombra do que já foi. Outro é o Maluf e o Pitta. Maluf apesar dos processos ainda se encontra em liberdade e o Pitta todo enrolado com a ex e com a PF e este sem mandato.
A Eliana lembra de um fato interessante, apesar da critica irônica. Ela lembra da Erundina que foi condenada a pagar R$ 350.000,00, tendo penhorado a sua única casa, vendido seu carro para pagar a divida que lhe cobram. Seu delito, foi idealista, pagou com dinheiro da Prefeitura para que se promovesse uma greve de ônibus. Se justa ou não a greve não importa ela estava como Prefeita e assim cuidar da harmonia e fluidez do transito na cidade. Esse não foi o único erro da ex-Prefeita, mas todos cometido pelo seu ideário político, nunca por ter lesado o erário publico.
A condenação da ex-prefeita me parece justa. Agora por que nada acontece com os notórios delapidadores do erário publico. No Brasil ser ideólogo requer prisão, ser ladrão do dinheiro publico é aplaudido em praça publica, o mesmo sistema que muito traficante usa para manter a comunidade onde tem seus negócios cativa. Assim fica difícil distinguir quem prenderá quem, já que ambos os lados conhecem muito bem os meandros da malandragem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário