sábado, 21 de novembro de 2009

O que é política?

Política é a arte do possível.
O que isso quer dizer?
Trata-se da possibilidade de através de criatividade, inteligência e muita, mas muita negociação se conseguir conciliar os interesses dos vários grupos ou partidos, fazendo com que ocorrendo uma distensão dos interesses se segue a um projeto único. Para isso existe o congresso, para conciliar os interesses dos grupos de uma nação.
Este é o principal sentido do congresso. Infelizmente no Brasil ainda se vive a idéia de rei, imperador, traduzido na esperança de um presidente que solucione o país com um passe de mágica.
O congresso de uma nação e seus vários partidos são o que garantem a democracia em uma nação. A questão é conseguir entender quais são os interesses dos que se encontram dentro do congresso.
Um político profissional, procura um tema como de seu interesse entre as entidades de classe que existem. Assim pode receber apoio e doações de empresas e agropecuaristas, onde se tornará um defensor do interesse desses grupos. Por esse motivo se questionou se político deveria ser pago pelo erário público, já que recebiam destes grupos. Mas isso inviabilizaria o sistema, pois a maioria dos votos seriam da população não pagante, não permitindo que os interesses da população fossem atendidos. O político procura conciliar os interesses dos grupos que os apóia, com os interesses populacionais. Quando são muito distantes, prevalece do grupo que o apóia, já que estão mais próximos ao político através do lobista.
O poder que se conquista dentro dessas casas legislativas ou do executivo, permite que se imponha suas premissas ou interesses aos demais grupos, pois serviram de barganha para a conquista de alguns interesses desses outros grupos.
A mecânica do assunto seria conciliar os opostos, que normalmente estão distantes. Assim como vence a maioria se procura por grupos que tenham projetos mais próximos e através de um acordo se premia as várias proposta de forma harmônica, permitindo que todas sejam contempladas de alguma forma, nunca em sua plenitude, mas em temas essenciais aos demais.
Atualmente esta se fazendo a transposição do Rio São Francisco. Uma empreitada de 2 bi que atenderá 12 milhões de pessoas, mas existe outra proposta mais barata que atenderá 48 milhões de pessoas apenas administrando coerentemente os recursos hídricos do nordeste, sem mudar o curso do Rio São Francisco. Isso mostra o poder de alguns políticos e não a racionalidade do projeto. A política nacional é pródiga em exemplos dessa natureza.
Qual é o perfil de um político.
Ser um excelente ator. Compreender muito bem os interesses humanos ou o egoísmo humano e seu orgulho. Compreendendo esses dois fatores muito bem ele pode manipular os eleitores e seus companheiros. Obviamente ele também possui interesses pessoais e assim vira presa de seu próprio estratagema.
Aqui nas Américas a Presidência da República detêm um poder soberano que inibe a ação de outros setores mais democráticos, como o congresso. Ele, tecnicamente, é apenas um executor das ações determinadas pelo congresso. Aqui no Brasil a coisa é diferente onde o presidente compra com cargos ou mensalões a consciência dos deputados e assim aprovam tudo que é do interesse governamental, seja Presidência, Governança ou Prefeitura.
Este é nosso sistema. É ditatorial e o congresso passa ser apenas perfumaria ou vitrine de senhores muito bem pagos que ainda se locupletam avançando no erário publico.
Com o lobby exercido ilicitamente, mas visível em todos os cantos do congresso.
Recentemente tivemos o caso do Renan, onde um lobista pagava a pensão devida pelo senador à mãe de sua filha de uma relação fora do casamento. Quer dizer o fator lobby existe e é ilegal pelo sistema de leis brasileiros. O Presidente da câmara, Michel Temer tentou oficializar a ação dos lobistas estabelecendo regras para o congresso, assim se evitaria tais escândalos, já que todos trabalham com lobistas, mas foi engavetado novamente por não haver clima conciliador sobre o tema.
Outro fato marcante na política nacional foi o dinheiro dado ao Lullinha, filho do Lulla, pela OI, para que este desenvolvesse a sua empresa de videos e computação além de ter um canal de TV para divulga-lo (canal 21) em troca de uma alteração no sistema de telefonia do Brasil para que pudesse haver fusão de duas empresas de telefonia, o que era proibido antes, após isso executado pelo pai do Lullinha, ele recebeu sociedade em uma fazenda no interior de São Paulo, para criar gado. Ao menos esse investimento é mais compatível com o curso efetivado na faculdade. Ele é biólogo. O pai tinha o poder e a caneta e a Oi os meios de gerar recursos sustentáveis para a familia Silva. Poder é isso. Não importando se a ação, prejudicou ou não a população da área atendida pela empresa.
A idéia é deter o poder para conquistar mais poder e assim conquistar os benefícios que possam advir das situações favoráveis. Assim político cuida de si, nunca de nós. Como prestam contas aos grandes doadores de campanha, cuidam da nação para que eles mantenham seus lucros e assim acabam beneficiando a população de uma forma geral, pois os empresários e banqueiros necessitam de consumo para que possam ter seus meios econômicos crescentes e assim sempre conquistamos algo mais por osmose que por especificidade.
Em 1815 os ingleses que já haviam promovido 2ª revolução industrial, necessitavam de clientes para poder vender seus tecidos, como a produção excedia a necessidade populacional do Reino Unido resolveram abolir a escravidão e assim conseguiram mais clientes para seus estoques de tecidos, pois distribuía renda e mais gente podia comprar seu produto.
Como necessitavam mais que apenas os senhores fazendeiros de comprar seus produtos, promoveram a abolição pelo mundo aumentando o número de consumidores. Assim não houve bondade na abolição da escravatura, mas interesses econômicos envolvidos que beneficiou a indústria emergente, a população negra que se libertou e a cultura que propiciou na liberdade destas pessoas propiciando maior criatividade na sobrevivência de um povo.
Nos anos 50/60 houve uma revolução de costumes para que se conquistasse mais liberdade social pelo mundo. Seria apenas um preâmbulo para que o povo aprendesse a impor o seus desejos como nação e segurança. No Brasil pouco resolveu, já que a revolução de 64 auxiliou em muito a bloquear esse sistema de organização que poderia ter dado um impulso diferente aos Brasileiros, mas a cordialidade decantada em teses prevaleceu e assim continuamos sendo manipulados pelos políticos. Como nos EUA continuam reféns de sua agressividade e apesar do Vietnam, tem que encarar Iraque e Afeganistão como loucuras "Bushinianas".
Assim a cultura ancestral influência e temos que suportar as mazelas congressuais sem nada fazermos ou desejarmos, pois nada se modificará como o tempo, já que continuamos cegos para entender o que fazem conosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário