terça-feira, 6 de maio de 2014

A pseudocasta dominante



        Essa frase que está nesta foto é a maior mentira que se pode dar crédito. 
        Foi-se o tempo em que o herdeiro herdava o trono. Hoje em dia um empresário prefere dar a administração de sua empresa a um superintendente e ficar no conselho da empresa do que gerar uma empresa e dar para o filho falir.
        Inúmeras empresas nacionais foram para o buraco por péssima administração dos herdeiros como Império Matarazzo que não investiu como todos os outros e que viviam de chupar idéias do estrangeiro, o que ainda continua acontecendo sem um investimento em tecnologia, por isso no Brasil é o governo que faz pesquisa e não universidades particulares ou empresas.

        Isso faz com que o Brasil fique limitado a Multinacionais que absorvem as nacionais. Lembra-se do Mindlin?
        Pois é com a suposta abertura do Collor ele achou melhor vender a Metal Leve, pois não teria dinheiro suficiente para investir e ao que tudo indica o filho, não tinha habilidades comerciais para tocar a empresa. Ele poderia ter contratado um executivo para gerar a empresa e vender ações no mercado e deixar de ser o majoritário e investir o dinheiro das ações vendidas no exterior.
        Todo empresário precisa de pessoal formado e culto para gerir problemas, pois é isso que ocorre em uma empresa, problemas. E quanto maior a cultura do empregado menor são os problemas a serem enfrentados. Essa frase é típica do patrão orgulhoso e prepotente que já não existe mais.
        Nessa época como hoje se fazia geladeiras e o congelador era dobrado em uma máquina especial para isso. Não vou entrar no detalhe de como é feita a placa de alumínio para o congelador, pois não é o caso aqui. Sempre se perdiam muitas placas por que as duas pontas dela não se encontravam como recentemente fizeram com a ferrovia nordestina, houve um desvio de meia bitola de uma linha para a outra se unirem, tiveram que refazer o trabalho para fazer os trilhos se encontrarem.  
        Bom voltando á placa.  Uma equipe de engenheiros foram encarregados de resolver o problema. Estudaram por um grande tempo a máquina os procedimentos as chapas etc, etc, e tal. Então um dia desceram do pedestal e resolveram perguntar ao operário como ele fazia. Ele mostrou e a chapa saiu torta. Obvio que o operário seguiu o padrão imposto pela norma.
        Então um deles disse: É ela não sai reta!
        O operário disse: Vocês querem que ela saia reta?
        E eles responderam: Sim.
        Ah! Isso é fácil.
        Ele inclinou a chapa em 30 º mais ou menos e ela saiu perfeita do outro lado.
        A administração atual quer e precisa de homens cultos para ser hábil no seu trabalho. Quem não quer um povo culto é político, pois ai ele não tem muito como enganar e fica obrigar o povo a votar por imposição, e não por ter consciência de quem quer eleger.
        Teriam inúmeros exemplos como esse, ou o surgimento do Senai em 1942, para o Brasil ajudar com o esforço de guerra, por isso que existe a Faculdade do Senai.

        Isso dito por um senhor respeitável em um contexto histórico diferente é uma balela velha e ultrapassada de uma realidade que não faz mais parte do mercado brasileiro, mas que desejam que seja para poder culpar os empresários e não os políticos sem caráter algum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário