domingo, 10 de novembro de 2013

Quando eu estava na cozinha





Como estava falando; quando estava na cozinha, fazendo algo para comer, peguei uma daquelas sopas instantâneas para fazer incrementando-a com queijo e requeijão, li inadvertidamente na embalagem livre de transgênico.
        Bom, legal isso, mas será que é mesmo?
        Estamos chegando aos 70 e poucos anos como idade média de vida. As proporções de esgoto implantado parece que não muda mas São Paulo realmente o índice é alto algo perto de 85 % apesar que a conta de mentiroso é de 363 municípios, quando o Estado tem mais de 500 municípios.
        É verdade que os maiores índices de mortalidade estão no Nordeste e Norte, mas mesmo lá a idade média está próxima aos 70, assim o esgoto é um dos fatores, mas não o essencialmente importante, mas a alimentação e as inovações na medicina e com fármacos novos de pesquisas e adaptações gênicas.
        Ai vem aquela frase: “livre de transgênico”. Será que isso é realmente importante não ter?
        Vejamos:
A base da transformações do milho transgênico que tanto se questiona é da Monte Santo. Isso por ser uma multinacional e americano já tem um peso negativo inicial. Mesmo que isso possa acabar com a fome no mundo (o que é difícil) por ser americana e multi será sempre criticada.
Ter um elemento genético estranho ao milho culturalmente consumido por séculos pelos povos pode sim levar a uma morte por seu acumulo nano grâmico no organismo que pode levar 100 anos para fazer efeito ou apenas 2 anos ou 50 anos... Perceba que ninguém sabe se realmente fará mal.
Com corantes e aditivos conservantes que todos consomem até em seu chocolate para preservá-lo de infecções ou outras doenças mais imediatas, são aceitos e valorizados pelo comercio, indústria e por muitos consumidores, pois podem consumir sem a preocupação de ter um problema físico qualquer.
        Bom uma grande coisa é que para os que têm dinheiro, não há quem morra de fome e assim se vive mais.
        Há também a pesquisa com cachorros, ratos, gatos e outros animais para determinar de remédios são próprios para a população ou não ou se agem de forma como foi projetado.
Dizem que há outros meios para se testar remédios sem utilizar de animais para isso, mas até hoje não descobri como isso se faz, ou li algo sobre como isso se faz. Mas supondo que exista e os laboratórios resistem em utilizar, deve haver uma razão, de aumento de custo e da precisão das informações, obtidas desta forma.
Mas como eles cobram uma novidade pelo valor que desejam, não creio que o custo seja algo limitante, deve haver muito mais coisa envolvida. Só por uma demonstração de exemplo. O Viagra quando foi lançado com dois comprimidos o custo da caixa era de cento e tantos reais. Hoje com a patente quebrada e não sei quantos comprimidos, custa apenas 30 reais e o seu genérico 20, isso demonstra claramente que eles não tem o menor escrúpulo em se aproveitar de um remédio único com lei de mercado, como o traficante faz com os seus produtos não importando seu custo. Creio que todos já viram as artimanhas que eles se valem para poder passar com um pouco de droga pela alfândega de qualquer aeroporto.
Então vejamos. Se não há pesquisa efetiva sobre os malefícios das novas drogas e alimentos lançados no mercado, não vejo como podemos criticar ou valorizar algo como os transgênicos, ficando mais caracterizado como inveja e preconceito que algo realmente e efetivamente perverso ao ser humano.
Tem vários exemplos como das sacolas de supermercado que era uma pressão política dos supermercados que desejavam apenas aumentar sua margem de lucro e cobrar a sacola com também vender sacos plásticos para lixo. Ou então o lançamento do carro de hidrogênio (movido) o que com toda a certeza criaria um clima chuvoso como na Inglaterra ou como Blade Runner o filme, além de eliminar muito oxigênio da atmosfera sem algo para recolocá-lo de volta como o gás carbônico que as plantas decompõem e devolvem o oxigênio à atmosfera em seu processo de síntese de compostos de carbono pela fotossíntese.

Creio que precisamos de muito mais informação para podermos opinar se algo é ruim ou não a nossa sociedade ou se é apenas um comercio oportuno de lucro fácil. E deixar o PT berrar sozinho, pois são pagos para dar esse berro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário