sexta-feira, 29 de junho de 2018

A dificuldade em ajudar o próximo.




Estou com alguma dificuldade em começar esse texto, não por ser algo complexo, mas porque isso não tem um começo muito bem definido. Ajudar alguém é bem complicado, pois temos que falar algo que afete os sentimentos dessa pessoa e a faça encontra a sua solução. Nós não mudamos ninguém, quem se muda, muda por si mesmo.

Eu tinha uma ilusão, onde o conhecimento poderia trazer a felicidade esperada, mas percebi que apenas a sabedoria poderia trazer a felicidade para todo ser humano.

Somos uma pedra bruta a ser lapidada pela vida, pois essa é a função da vida material, nos dar estrutura limitada para podermos compreender os limites que a lei divina ou da natureza pode nos trazer a felicidade futura. Mas essa felicidade que podemos ter nesse momento é parcial ou relativa, onde temos primeiro, como seres que evoluem pela vida, uma fase inicial que é o desenvolvimento racional do cérebro e assim dominarmos alguma lógica para podermos entender e interpretar o que sentimos ou compreendermos que por emoções distinta gravamos em nosso amago as mensagens que a vida tenta nos dar e ensinar.

Explicar isso ainda pode parecer um esboço e ele o é, pois ainda não tenho a percepção distinta da nossa realidade como pessoas sensíveis e como uma mesma experiência vivida por duas pessoas ao mesmo tempo pode influenciar distintamente a ambas e cada uma delas tirar uma conclusão distinta, seja no todo ou nos seus detalhes, já que tudo tem detalhe na vida e só vemos o bruto para que ao longo de várias vidas possamos ver cada vez mais detalhes de uma mesma premissa. Assim as conclusões do amadurecimento pela nossa longa jornada de existências.

Quando somos adolescentes temos fé. Pode parecer bobo, mas é fé, pois acreditamos que aquilo que na nossa ingenuidade de pouca experiência e conhecimento da vida e da humanidade somos capazes de realizar um trabalho que ninguém “nunca dantes nesse país, conseguiu fazer” veja como somos arrogantes e prepotentes. Mas isso faz parte do nosso desenvolvimento, pois precisamos acreditar nisso, para podermos criar um futuro melhor, como um todo e não apenas para si.

O Sistema monetário nos limita, mas ele ainda é necessário dentro do nosso egoísmo humano. Ainda somos como animais brutos que saem à caça de alimento para manter o seu princípio de vida, a sobrevivência. E é desse instinto animalesco que temos que partir para a nossa evolução e assim aprimorar essa ânsia de sobreviver e crer que sobrevivemos até o momento que isso não se torna mais útil para o nosso aprendizado.

Como assim não termos mais o que aprender?

Não nesse momento mudamos do patamar e vamos ou para outro planeta que possa continuar a nossa evolução ou chegamos a um tal grau que a reencarnação já não nos dá a devida cultura necessária para nos tornarmos melhores e assim somos levados a uma etapa que nos permita continuar aprendendo, seria mais ou menos como estar vivendo uma nova tese de PHD e não mais sendo apenas doutores.

Na verdade, temos um limite estreito de evolução ou aprendizado em uma encarnação, onde a cada vida voltamos para cá para aprendermos ou aperfeiçoar aquilo que sabemos de forma bruta ou ainda sem olharmos os detalhes importantes que pode nos permitir ver a beleza do seu sentido na natureza.

Vamos pensar em um cozinheiro. Ou melhor em uma dona de casa que deve fazer a comida de uma família, ou ainda de uma escrava, lembrando isso do Brasil, que é a cozinheira da casa grande e que percebe no seu dia a dia que existem coisas que alterando em uma sopa a colocação dos ingredientes, altera o sabor ou ficando mais suave ou alterando o paladar de alimentos introduzidos criando uma harmonia nova no paladar. Isso é um detalhe. Ou então essa mesma escrava se vê as voltas da falta de algo que seria essencial a confecção da sopa e a substitui com outro tipo de legume ou alimento que lhe altera o sabor e faz com que deixe uma harmonia melhor ao paladar. Isso é uma prática que leva anos para se conquistar e o único meio de se conquistar e fazendo e não teorizando, pois, a vida é prática e não ilusão. Com isso quem reclama de não gostar de trabalhar apenas está atrasando o seu desenvolvimento, por isso a nossa necessidade de sobreviver e o sistema monetário para nos limitar e assim aprendermos ao lidar com o universo nos seus limites.

Veja que beleza de exemplo. Uma negra que se desenvolveu na Casa Grande e hoje é um grande chefe de cozinha onde o senhor de engenho vai lá pagar caro a sua refeição com o sabor que o lembra uma certa felicidade meio incompreendida, mas que o alegra! Veja a perfeição do mundo e da humanidade para não falarmos que Deus é inteligente e o Caos nunca poderia pensar nessa beleza. E por ironia maior, os negros hoje que se digladiam com a cultura popular de preconceito, são os mesmos que implantaram isso no mundo por inveja, por inferioridade, ou por uma arrogância fingida de serem superiores, já quem é superior não precisa humilhar ninguém para ser superior, pois ele sabe que é superior e não precisa disso para se achar superior. Assim os que são honestos e sábios lutam pela igualdade dentro da sociedade e não por vingança, mas outros que erram os causadores dessa desgraça e vergonha humana, abusam dessa realidade apenas para conseguirem voltar a tentar ser os velhos donos de engenho, prepotentes e orgulhosos, onde menos presam aqueles que dizem defender, pois eles são mais preconceituosos que os neonazistas carecas.
Veja como nesse exemplo, não temos como explicar nada para o neonazista ou para o oportunista afrodescendente, que continua sendo o mesmo negro que foi escravizado, mas com um nome edulcorado, que mostra mais preconceito que na verdade uma mudança de status, onde eles querem voltar ao seu passado reencarnatório e assim permanece irredutível dentro de sua premissa de retomar o seu brilho ilusório carnal ou terreno onde a vida lhe sorria e dava certo, pois ele comprava ou podia comprar as leis que lhe beneficiasse e o fazia prosperar e não jogar conforme as regras de mercado que eram digamos iguais a todos que estavam na superfície terrestre, mas que pelo dinheiro que fizeram podem comprar algumas facilidades junto aos poderosos e assim melhora a sua prosperidade.

Muitas mudanças são positivas outras negativas, as negativas são aquelas que beneficiam diretamente um grupo de pessoas, seja dando a eles isenções de impostos que os aumentam o lucro sem necessidade de investirem na própria empresa ou produto desenvolvendo mais os detalhes do produto e o tornando mais útil a seu consumidor, seja um banco ou em uma indústria ou serviço. No Banco realmente a automação do sistema melhorou muito a serviço permitindo que assim se possa efetivamente ter mais liberdade em sacar dinheiro onde se estiver sem necessidade de DOC ou outro atributo, mas isso eliminou vários postos de trabalho nas agências as tornando mais limpas e rentáveis, pois o custo de um banco se chama funcionário e a substituição por máquinas pelo tempo útil dela e pela não necessidade de impostos trabalhistas elas se tornam menos caras que um funcionário que ganhe salário mínimo. Mas isso com o plano real aqui desenvolvido deu muita facilidade para que bancos tivessem lucros absurdos, pois além deles ficarem com o dinheiro da população de graça ainda para se ter os serviços que eles oferecem temos que pagar, por cartões, por talões de cheque e outras mordomias como por juros altos pela facilidade de não ficarmos usando créditos estipulados no banco para comprar um bem. Estou me referindo ao cheque especial ou ao cartão de crédito. Quer dizer com todo esse lucro eles poderiam voltar a não cobrar o cartão o cheque, a transferência e outras coisas que apenas limitam o consumidor a ao uso bancário, pelo custo.
Estou com isso mostrando o egoísmo humano de uma forma geral, não apenas para sua sobrevivência, mas pela sua ganância.



Assim mostrar um caminho mais igualitário ou menos perverso esbarra na vaidade desses que detêm o poder ou que estão nesse momento confortavelmente sentados em sua felicidade monetária e não desejam se aventurar por uma porta que pode fazê-lo perder tudo que supostamente conquistaram. Isso se nota muito na questão do funcionalismo público nacional onde não desejam perder uma virgula do que lhe foi dado no passado, e não conquistado, mesmo que com isso o governo deixe de pagar os seus salários como aconteceu no Rio e está acontecendo em Minas, mas ninguém deixa de receber as injustiças sociais de privilégio para melhorar a situação do governo e assim aliviar a carga de quem paga os seus salários.
Entenda que o funcionalismo não paga imposto.

Como assim, eu pago imposto.

Não você não paga imposto e isso é fácil de demonstrar. O governo no ano de 2017 consumiu 46% de imposto do meio produtivo, isso é da sociedade. Mas os 46% de imposto do funcionalismo apenas foi devolvido ao governo na sua ilusão de pagador de imposto. Assim foi um dinheiro que não saiu do cofre do governo, apenas passeou pelo seu bolso. Mas do trabalhador ou a inciativa privada produziu e cobrou a mais 46% para poder reverter esse dinheiro que não existia no governo e se tornou algo novo para eles que lhes permitiu fazer a brincadeira de novo lhe dar aumento e mordomias e esse mesmo valor voltar aos cofres públicos. Veja como as mordomias são injustas com quem produz? Pois é deles que lhe tiram a sobrevivência e os mantem na pobreza, e para compensar devolvem 200 reais no bolsa esmola como se isso fosse efetivamente a solução para o problema e a ignorância popular acredita que isso foi um benefício, quando na verdade é uma cala boca. Um salário mínimo realista, isso é que permita ao trabalhador comprar tudo o que necessita para sobreviver, mesmo tendo uma família de 4 pessoas isso sim seria o justo e o necessário e não precisaríamos ter bolsa disso, bolsa daquilo, vale transporte, vale refeição ou merenda escolar para podermos sobreviver com alguma dignidade. O governo se vê obrigado a dar isso, não por que ele é bonzinho, mas sem o vale transporte o trabalhador falta e a indústria produz menos e ele recebe menos e assim falta mais e assim a produção cai e o imposto também cai e eles vão ficar sem poder pagar os próprios salários, pois sem salário e mordomias eles não desejam governar o país. Seria o mesmo motivo que levou a Inglaterra em 1815 abolir a escravatura, não por ser algo desumano, mas por que eles estavam produzindo muito tecido e a nobreza não tinha por que ficar comprando mais roupas, assim o meio de fazer o consumo aumentar era dando liberdade ao escravo tornando-o um consumidor, pois ele receberia um salário e poderia ter que mandar confeccionar roupa e isso se espalha pelo mundo exatamente pelo mesmo motivo já que eles detinham um parque industrial significante que mesmo com a liberdade dos seus escravos, eles ainda precisariam do mundo para vender mais tecidos.



Isso que estou expondo é a realidade fria que acontece no mundo e na vida pessoal das pessoas, mas como não temos parâmetros para podermos medir ou associar uma comparação e não estou me referindo a inveja, mas medir efetivamente, quanto orgulhoso ou humilde sou em relação ao que seja humildade? Eu não sei e ninguém sabe, pois não se criou uma escala de humildade e se consegui medir usando algum critério como a temperatura em Celsius ou e Fahrenheit. Ou o metro ou a polegada que se compara a algo como medida padrão. Assim não temos uma máquina que possa dizer que estamos amando nos apaixonando, tendo um mero tesão ou ainda um ódio relativo que podemos confundir como amor. São essas coisas que estamos aqui para aprender como lidar com esses sentimentos e inicialmente precisávamos do materialismo para podermos compreender a lógica e encontrarmos a variável do sentimento como meio de contornar a frieza da materialidade com a sensibilidade dos sentimentos e assim criar a sabedoria.
O orgulho é o maior entrava ao aprendizado humano, não por ser um sentimento baixo, mas por evitar que se possa ver o outro lado da moeda que estamos tentando mostrar.
Existem várias religiões no mundo exatamente por isso, para que ela possa contornar a vaidade humana e dar a ele uma nova visão sobre aquilo que ele acreditava, mas cada um de nós tem que estar apto para ver essa nova realidade e não apenas ela ser dita ao infinito para nos acostumarmos com ela, pois ela acrescenta uma lógica que mesmo na mitologia ela detinha uma lógica, não importando se a base era coerente ou não, mas isso permitia tecer mesmo a partir de bases irreais, uma filosofia dentro de sua lógica e assim fazer o homem avançar em seu caminho futuro.
Veja que interessante, o homem europeu desenvolver a ciência e a fez evoluir, apesar dos chineses terem encontrado vários meios científicos e antes da Europa, não foram capazes de desenvolver uma ciência como nós. Acredito que isso foi uma questão mais religiosa e como a Igreja católica surgiu. No caso do Oriente a religião que mais se desenvolver foi a Budista ou o Hinduísmo que é bem circunscrito à Índia. E são filosofias humanas, pois visam o desenvolvimento do amago do homem e não a materialidade como no nosso caso. O império romano foi transformado foi transformado na Igreja Católica e para ser aceita ela teve que se miscigenar com a mitologia da época para continuar sendo aceita pelos povos que eram dominados por eles. A Igreja surge para fazer o Império Romano continuar existindo mesmo após a queda de Roma. Desde o século III eles sabiam que o Império não teria como se sustentar em suas bases de não bem abuso de poder, mas pela necessidade que eles tinham em cobrar impostos, pois era muito custoso manter o exército de mercenários para manter o povo de outros países controlados e eles tinham uma característica interessante, que era permitir que a cultura do local continuasse a prevalecer sobre a deles na região, pois o único interesse que tinham era monetário. Constantino foi um Imperador inteligente e viu no Cristianismo uma porta aberta para ele impor o seu Império e fazer com que mesmos os inimigos continuassem a pagar impostos pela própria vontade e assim a caridade como parte prioritária do Império e domínio psicológico de um Deus que impunha o seu direito através de um Papa ou um padre. Tanto que o nome padre em italiano traduzido ao português se torna pai, como um conselheiro espiritual e não como um pai físico, que seria o guru Hindu, ou o rabi judeu ou um monge budista, nada criado, apenas copiado de outras nações e culturas onde os romanos sempre foram ótimos em visualizar o uso inteligente do desenvolvimento humano de outros povos. E isso limitou também o desenvolvimento em pesquisa no Brasil por termos uma população muito grande de italianos como imigrantes para o Estado mais rico da nação. Tudo aqui se copiava da Europa e nada era desenvolvido dentro das nossas características culturais.
Como demonstrar a cada cidadão onde a cultura é o privilégio e a ganância e não o todo de um país?
Essa é a grande dificuldade de sermos um povo não solidário e hipócrita onde cada um sorri a um estranho até saber o que pode e se pode ganhar com essa pessoa e como usá-la para se dar bem nos seus objetivos?
Não pensamos em conjunto nem no futebol onde sempre existe um líder que será ovacionado pela torcida e pode ou não resolver um jogo para benefício do time como um todo, mas que sempre ele é o especial. Aquele que vai ser o salvador da pátria pela sua habilidade em enganar, o que é uma ironia, já que se espera esse tipo de honestidade de um político onde sua função é tirar o melhor proveito para o seu país das situações adversas que possa existir no mercado ou no mundo e assim ele deve iludir para conseguir o que deseja e nunca ser realista na colocação que se espera.
Ninguém aceita sacrificar a sua fortuna para melhorar a situação de todos no país, não estou falando em distribuir a sua fortuna, pois ele se tornarem outro necessitado como aqueles que desejou ajudar e o que esse que foram ajudados não compreendem que o dinheiro sem produzir acaba e com todos passando fome. Como bem demonstrou o bolsa esmola onde não se gerou um desenvolvimento sustentável, mas um abuso de poder fazendo a compra descarada de votos e não em desenvolver o país fazendo com que eles pudessem sair da miséria.
Como poder ajudar alguém que não compreende a si e sua necessidade de evolução para atingir patamares mais realistas dentro das leis naturais que regem o mundo?
Não é impossível, mas Deus como sábio que é deu uma enorme alternativa ao ser humano que é o sofrimento ou a dor, para que ele mude. Mas isso apenas acontece com aquilo que o homem já é capaz de absorver a nova ideia e deixar o arcaico para traz. O sofrimento é o orgulho e não na verdade sofrimento, pois se trata exatamente de não aceitarmos uma nova realidade querendo manter nossos privilégios anteriores que já não temos mais condições de manter pois a vida evoluiu e as coisas se modificaram.
Um dos exemplos disso são os senhores de engenho ou os nazistas que reencarnaram como negros e se veem sofrendo o preconceito que espalharam pelo mundo os obrigando pela falta de poder e apoio a se obrigarem a ser humildades e aceitar a humilhação que fizeram outros passar, chegou a vez deles de sofrerem na carne a consequências de seus atos e dependeram apenas deles em alterar o seu sofrimento aceitando e se resignando, pois isso não será perpetuo mas pelo tempo que isso necessitar sair de seu períspirito, seu aprendizado e alteração de seu hábito alterando os seus sentimentos quanto à questão. E notem que aquele que pediu para vir como judeu, negro, cigano, homossexual, para ter isso como uma prova para alterar o seu comportamento íntimo e assim aprimorar o seu espirito e seu conhecimento. E como só permitido a um espirito vir a uma nova reencarnação se tem chances de suportar a prova, ele apenas fale se não tiver muito preparado pessoalmente para a missão ou se lhe foi imposta essa condição e ele não acreditar nela se mantendo arredio a sua própria condição física e odiar o que ele é. Obvio que a sociedade precisa alterar seu comportamento, mas eles devem aceitar a sua própria situação, como o gordo, ou o feio, ou o velho ou o chato, ou sei lá, como eu tive que colocar tudo no masculino para que os preconceituosos não criticassem esse texto no feminino. Pois feiura normalmente incomoda muito mais uma mulher que o homem, na verdade o que incomoda o homem é não ser aceito pelo que ele é e não pela sua beleza física, mas obvio tem os que valorizam essa beleza e continuam mantendo um vazio mental.



Iria seguir com o texto, pois ainda cabe muitos comentários para complementar todo o pensamento, pois estou unindo política e religiosidade para poder falar do desenvolvimento humano na Terra e infelizmente ainda não posso usar a ciência em sua plenitude por ela ainda não acreditar no espírito e assim não aceitar a reencarnação como uma possibilidade e isso geraria uma devassa em uma grande parte da população ateia da humanidade. Assim temos que usar esse artifício para que se possa explicar algo que ainda pode ser questionado, mas que se veste perfeitamente dentro de nossa realidade cotidiana.



Nenhum comentário:

Postar um comentário