quarta-feira, 14 de março de 2018

A DIFICULDADE DE SER CIDADÃO EM SÃO PAULO.



        Não sei se é para rir ou chorar, querer melhorar a cidade com a ineficiência que o governo age em todos os escalões de gestão.
        Bom vamos aos fatos. Estava eu dirigindo e notei que em um pedaço de 157 metros de uma rua havia nada mais nada menos que 15 buracos. Uma rua estreita que trafega ônibus e com mão dupla e carro estacionado nos dois lados da rua. As vezes algum desavisado para o carro exatamente onde está o buraco, quer dizer, o buraco fica ao lado do carro e assim reduz o espaço de manobra que se tem para fugir do mesmo. Ou você bate no carro ou entra no buraco. Isso infelizmente é uma constante na Mooca e no egocentrismo de seus habitantes. 
        Como também entro nessa rua para sair na minha contei entre a rua em referência até a minha casa mais 15 buracos. Assim resolvi fazer um pedido de tapa buraco na prefeitura. Liguei para o 156 e depois de um tempão querendo ajudar a população e obviamente a mim, consigo fazer o registro para a mina rua mas a ligação cia e não consigo concluir para a travessa. 
        Tentei novamente ligar para o 156 mas não consegui. Resolvi deixar e como iria ao Prado que é um parque histórico da Mooca onde haviam no começo do século XX corrida de cavalos e depois creio que em 50 foi transferido para a cidade jardim. E aquela área ficou desocupada por um tempo com algum jogo de futebol, creio que na Ditadura resolveram fazer algo com aquela área e montaram biblioteca, piscina, posto de saúde, creio que tinha um Senai lá também e fizeram várias quadras para o laser da população. Também colocaram lá a Sub prefeitura da Mooca quando mudaram o sentido da administração pública. Assim no dia seguinte segui para o Prado para fazer o pedido de reparação dos buracos da travessa. Demorei mais de meia hora, já que a atendente catava um milho bravo. 
        Sai de lá meio inconformado, pois o telefone tocou ao menos duas ou três vezes distintamente e insistentemente, mas o senhor que estava ali para dar senha estava conversando e assim continuou, apesar de ter um telefone ao seu lado. Conhece funcionário público cansado? Pois é, esse era ele. E ficou ali conversando como se nada fosse mais importante que jogar a conversa fora. Ai eu lembrei quando eu tento telefonar para posto de saúde, ou alguma repartição governamental e ninguém atende apesar de ficar tocando e o som no caso era ensurdecedor. Sirene não faria tanto barulho em um lugar fechado como aquele telefone. 
        Bom um belo dia creio que duas semanas depois do pedido no 156 estavam quebrando a rua na porta de casa. Orra! Eu fiquei feliz o governo está funcionando. Estava todo contente.
        Como sou velho, para os que se chocam diria idoso, sempre vou ao posto de saúde, afinal tenho que falar com médicos constantemente. Sofro de mal de velhice. A máquina química que me carrega, tá precisando de recauchutagem, mas como é SUS você vai de remedinho. O ano de fabricação já vai longe. Fui passar pela minha rua e deparo com 6 buracos sem serem feitos. Não entendi por que. Se foi por erro de contagem, me perdoe, mas tire foto do trabalho e complemente com os outros 6 novos buracos e cobre da prefeitura, afinal custa muito mais caro ter que voltar ao mesmo lugar para fazer o serviço que não ficou completo. Além disso, a minha referência de buraco no asfalto pode não ser a mesma que o motorista ou o tapador de buraco. Eles não percebem que não sou técnico. Acredito que da próxima vez que tiver que reclamar de buracos na rua vou ter que contratar um agrimensor para definir as distância do inicio da via e o diâmetro dos buracos para ele poderem acertar todos os buracos que EU estou vendo e eles não.
        Como não fizeram da rua lateral fui tentar cobrar a solução e o término dos 6 buracos que continuaram abertos. Bom depois de 18 minutos pendurado no 156, a menina falou que não poderia me transferir pois o sistema havia caído e ele não podia me passar para a ouvidoria. Quer dizer perdi meu tempo para nada, mas afinal de contas sou aposentado não tenho nada que fazer além de passar nervoso falando com a prefeitura e tentando resolver as estupidez burocráticas que a prefeitura inventa só para dar mais trabalho e nunca facilitar a vida do velho aposentado e vilipendiado financeiramente com os reajustes da aposentadoria.
        Isso se passaram quase um mês da solicitação que fiz na Sub Prefeitura da mooca, completa amanhã um mês e até agora nada. Assim fui ligar de novo para o 156. Sou otário mesmo. Passaram quase 4 minutos e eu falei com um robô e ainda me mandou tomar a vacina contra a febre amarela, na verdade implorando. Mas eu acho engraçado, tenho um posto de saúde a 200 metros da minha casa (é uma escadaria enorme) mas ele não aplica a tal da vacina. Pô, se estão desesperados que o pessoal tome a vacina, por que não tem em todos os postos? E se viu a na TV os medrosos fazendo fila de dar voltas no quarteirão a onde davam e depois ao invés de ampliar para os outros postos, cortaram o do posto de Saúde do Prado e deixaram na Vila Prudente. Pelo jeito a Mooca não é bem vista pela administração da cidade, até na PROPAGANDA DE VITRINES DE RUAS E AVENIDAS SENDO ASFALTADAS POR TODA SÃO PAULO, NÃO CONSTAVA A DA RUA DA MOOCA. Grande marketeiro esse do Dória. 
       Bom, agora começa a minha peregrinação. tinha que encontrar um telefone com a ouvidoria do tapa buraco. Já tentou achar algum telefone da prefeitura no Google. Meu é um saco. Assim fiquei tateando pelos sites da prefeitura para encontrar algo que me facilita-se a vida. Nada. Ai eu pensei o prédio Matarazzo onde está a prefeitura, devo encontrar algum telefone. Encontrei era algo como defesa civil. Pedi o telefone da ouvidoria do tapa buraco, ela me deu da ouvidoria geral. As vezes você encontra funcionários bons que te ajudam, mas as vezes se encontra "empiastros" que além de carregarem feridas nos grandes lábios ainda se acham no direito de te questionar e não lembram que você está fazendo o trabalho deles.
        Falei com uma tal de chica(fictício), pois estava procurando a ouvidoria do tapa buraco e ela estava na ouvidoria geral da prefeitura. Bom ela me falou que era para ligar para o 156. Fiquei pensando para que serve a ouvidoria geral da prefeitura se não posso reclamar sobre um serviço porco que fizeram? Estranho né? Mas isso é Brasil.
        Tentei argumentar que no 156 não funciona e pedi para falar com o chefe, pois chefe que é chefe manda. Mas não tem chefe e depois ainda ela me falou que não tinha mais ninguém lá, só ela. Dedução lógica deve ser aspone em algum cabide de emprego da prefeitura. Insisti que desejaria um telefone para falar com o tapa buraco, e ela falando enquanto eu falava. Até que acabei gritando, pois eu sou o seu patrão, e ela falou que pagava imposto também, só que esqueceu que ali onde ela estava trabalhando ela não era contribuinte, mas serviçal e tinha que atender seu patrão, eu. Triste ter que ser arrogante. Além de estar fazendo o trabalho da prefeitura ainda se tem que ficar implorando para ser atendido  se conseguir falar com um servidor consciente.
        Voltei a ligar para a defesa civil que era o telefone que tinha e pedi para ela me dar outro telefone e explique o que era. Ela me deu o telefone da coordenadoria das prefeitura regionais e falei com a senhora Domenica que se mostrou prestativa e anotou tudo o que eu desejava e irá passou para a pessoa responsável pelo tapa buraco .e que se em uma semana não ficar resolvido para que eu ligue novamente e a informe a assim algo deve acontecer.
        Uma coisa que me chamou a atenção foi a Sra. me perguntar o Bairro e eu dizer que estou no alto da Mooca e ela ficar espantada pensando que fosse algo de periferia da cidade. Imagine se aqui você tem que implorar o que será que o pessoal da periferia tem que fazer para conseguir que a prefeitura trabalhe? Dar propina?
        Veja como é trabalhoso ajudar a prefeitura a funcionar isso quando você consegue resolver tudo sem encontrar com um "empiastro" pelo caminho. Vamos ver se tenho uma solução positiva para esse pedido. Só uma coisa tudo que precisar da prefeitura é bom pedir em vários lugares, para que a coisa seja solucionada em algum lugar da prefeitura você vai conseguir encontrar um funcionário público decente que sabe que deve ajudar o cidadão que está lhe ajudando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário