segunda-feira, 6 de outubro de 2014

O EBOLA

O EBOLA




        Infelizmente pela baixa quantidade de pesquisa que o mundo vem desenvolvendo sobre o assunto, há muita informação desencontrada sobre esse assunto.
        Não estou aqui com a pretensão de esclarecer tudo, mas dar um sentido de otimismo sobre a possibilidade dessa doença se espalhar pelo mundo. Não creio muito nisso, pela característica dela.
        Ela tem um período de incubação de 21 dias aproximadamente, assim é algo significante. Existem 5 cepas do vírus, sendo que uma delas não afeta o ser humano, mas macacos.




        O vírus apareceu nessas regiões da África e um deles em Reston no EUA, próximo à Washington, mas que apenas afeta macacos.  http://en.wikipedia.org/wiki/Reston_virus
                Uma das coisas que é relevante saber é que mesmo que esteja no macaco, necessariamente quer dizer que o macaco seja o transmissor. Pode ser que esteja em outros animais, mesmo assim não quer dizer que ele seja o transmissor do vírus para humano. O vírus para atingir o homem precisa ter determinadas codificações químicas que permita que ele se inocule no homem e sobreviva. Percebam que todos que tem cães e gatos tem resistência a determinados vírus naturais ao cão e ao gato, como ele tem resistência aos nossos vírus que não os afeta. Além disso, tem vírus que eles possuem que não dão a menos bola para nós, como o mesmo acontece com eles. Assim não quer dizer que um elefante tenha o vírus Ebola, estaremos correndo o risco de sermos atingidos, pois o vírus que ele carrega não se adaptaria à viver dentro de um corpo humano, mas se adapta maravilhosamente no corpo do elefante.
       Os vírus outros africanos, ao que tudo indica, são variações do vírus que sofreram mutações distintas tornando-se espécies específicas.
        Uma das coisas boas desse vírus é que não se propaga pelo ar, como gripe e outros. Mas pelas fezes, vômitos, sangue. Descobriram que quem foi infectado e sobreviveu carrega em seu esperma o vírus por um período de 90 dias.
        Acredita-se que o vírus se espalha através do morcego frutífero. Como há uma incidência geográfica distinta, pode ser que a transmissão se dê por espécies distintas uma delas sendo o morcego. Fizeram suposições que pessoas que se alimentaram do mamífero teriam contraído a doença. Poderia ser, mas se a comida for assada ou frita isso poderia ser muito difícil. Mas como se trata de morcego frutífero, o mais comum seria de o animal defecar sobre as frutas e assim manter uma cepa do vírus como esporo na superfície.
        Desta forma, lavar bem o alimento pode ser um meio de se evitar o contágio.
          Um estudo detalhado (questionário ao doente) poderia apontar onde estaria esse vetor ou hospedeiro para assim ser possível um controle efetivo da doença. Isso em cada localidade onde a doença apareceu.
          Como não tenho informações suficiente para definir que essa doença se extingue após um surto, pois ela deve morrer (espécie) após ninguém mais ser infectado, como não há como se propagar ele morre no último paciente salvo ou não. Isso caracterizaria uma mutação espontânea de tentativa de sobrevivência como uma nova espécie de vírus, indicando que ela continuará ocorrendo até conseguir se tornar um elemento simbiótico com o homem. E isso com toda certeza gerará uma enorme epidemia. Como não conhecemos o que pode gerar esse instinto de mutação e muito menos se ele existe, um estudo com mais detalhes se faz necessário, para se aprender e controlar a doença e a verdade da natureza.
        A outra forma de se contaminar é pelas fezes da paciente. A questão aqui é como limpar digamos o vômito do doente, que ai teríamos o principal problema. Usando luvas e usando desinfetante a base de formal que mata 100% dos germes. E separar os pratos e talheres do paciente para que não contaminem os restantes dos moradores da casa. Qualquer sinal de vômito seria muito bom levar de imediato ao médico. Quanto a diarreia tendo sistema de esgoto este seria o menor problema, caso se tenha um doente em casa, mas qualquer ocorrência seria prudente separar as roupas da pessoa e fazer uma lavagem apenas com as roupas dele e usar uma tampa de Lisoform que tem base de formal para extinguir qualquer resíduo de vírus ou da diarreia.
        Agora não é sensato se apavorar com a possibilidade do vírus rumar para cá. Isso pode acontecer se importarmos frutas da África dos países que apresentam o problema, assim lavar muito bem os alimentos é recomendado.
        Caso alguém infectado venha para o Brasil será difícil transmitir a doença, já que por educação essa pessoa não cuspiria no seu interlocutor para assim infectá-lo.
        Como a questão da infecção por esperma ocorre em pessoas que superaram a doença, não se sabe se o período de incubação da mesma há a possibilidade de ter no esperma o vírus. Para evitar a contaminação seria importante que se o homem for da África ou veio da África que se previna com camisinha.
        A doença em si esta mais circunscrita ao pessoal de enfermagem e médicos que cuidam do paciente que na verdade à população, mas toda a promiscuidade pode levar à infecção. Aqui estou usando promiscuidade como viver em sujeira, sem muito asseio, sem preocupação com a sua integridade física.
        Agora vamos ser objetivos. Caso a doença seja para você algo preocupante, ficar aguardando que outro resolva o seu problema desculpe, mas é pura inanição e falta de objetividade. Se você é ocupado e a doença o preocupa, se preocupe mais com o trabalho que a preocupação com a doença some. Caso tenha um tempo livre, estude a doença, veja o que esta sendo necessário para os pesquisadores acharem a cura. Veja se pode ser útil de alguma forma e objetivo, isso não quer dizer ser cobaia para vacina.
        Veja se dentro dos seus contatos pode arrumar dinheiro para apoiar os pesquisadores, ou alimentos para os doentes, material descartável, qualquer coisa que possa ajudar o pessoal que está lá ajudando o doente se proteger e curar os pacientes.

        EM SUMA SEJA ÚTIL E NUNCA UM HISTÉRICO EGOÍSTA PENSANDO UNICAMENTE EM VOCÊ E COMO SE PREVENIR DE UMA DOENÇA QUE NEM ESTÁ PERTO DE ATRAVESSAR O ATLÂNTICO, QUANTO MAIS EM ATINGIR A SUA CASA. 

Complemento: O vírus se propaga por fluidos corporais. O que são fluídos corporais? Mais um link para ajudar a entender:


Adorei esse texto pela objetividade e o esclarecimento claro sobre o vírus e de uma entidade que participou ativamente no combate e aprendizado da doença. Realmente a proteção (vestimenta) e limpeza são importantes. Os principais que podem sofrer com isso são os enfermeiros e médicos que tratam do paciente. A População em si não se não tiver contato com ninguém contaminado. O que deve se exigir é uma barreira de proteção significante em portos e aeroportos de pessoas que tiverem estado na África, ou em algum país onde a doença se apresentou. A principal exigência a ser feita é do governo impor uma barreira sanitária nas fronteiras (todas) já para evitar que a doença chegue aqui. Vinda de algum país da America latina que faça fronteira com o país ou que tenha a possibilidade de passar pela área onde há visível contrabando de cocaína, armas e entorpecentes variados, pois com se sabe muitas pessoas brincam de cruzar a fronteira todos os dias e assim corremos o risco.




Nenhum comentário:

Postar um comentário