terça-feira, 19 de setembro de 2017

A BUROCRACIA BURRA DA PREFEITURA COM A SAÚDE.





O Dória na Saúde está usando a estratégia burra de dificultar burocraticamente a necessidade do paciente de médico, obrigando a todos terem que passar pelo clinico geral para conseguir a consulta que necessita. O problema que em Junho fiz uma consulta com um clínica geral no posto da Vila Bertioga e ao invés dela me mandar para um Urologista, quis me manter como paciente dela e assim estou sem conseguir marcar uma consulta, pois a agenda da médica abria em Setembro e para marcação em Dezembro, graças a essa burocracia burra fiquei internado em agosto 10 dias no Hospital João XXIII aguardando que as pedras nos rins saíssem e a clínica que me tratava, só me apresentou um urologista no dia da alta, que mandou eu dobrar a dose de um remédio relaxante para próstata para facilitar a saída das mesmas. Isso por que o hospital eu tomava o remédio e mandou dobrar a dose normal que tinham me receitado. Poderia ter feito isso no Hospital e reduzido minha estadia hospitalizado e assim diminuído custo do Hospital.
Além disso notei que havia problemas de manutenção no prédio do Hospital João XXIII com a água e isso fazia que o custo da água seria enorme por pura displicência na manutenção. Como pagam uma empresa terceirizada de manutenção e não a usam com eficiência, apenas quando a coisa fica grave é que trabalham para consertar e nunca para prevenir tornando assim o custo de manutenção elevado.
Além disso o funcionalismo público vive cansado das reclamações de pacientes, pois a maioria dos pacientes não tem uma formação educacional digna de cidadão e ficam berrando a noite toda por que estão com dores, apesar de medicados, ou simplesmente não auxiliam a enfermagem para facilitar a troca de lençóis ou para comer ou outras necessidades, já que acreditam que estão lá para terem mordomias.
A vida deles não é fácil, porém, muitos se irritam com isso e quando recebem uma crítica, estão prontos para revidar e assim vivem sem assumir a responsabilidade da função jogando para os graúdos a responsabilidade do serviço que prestam, quando na verdade o problema muitas vezes é dele por não OUVIR o paciente e estar desanimado por requere melhoras no serviço que prestam, mas a administração pública não age no mesmo sentido, pois como agora a prioridade é economizar dinheiro, estendendo ad infinitum o atendimento de pacientes e torcendo para não terem gastos extras com internações em PSs.
Para motivar um funcionário público existe uma técnica japonesa que está na teoria Z administrativa que é trocar os funcionários para outros locais e assim alterar a amizade deles como grupo fechado, pelo hábito do convívio, aprendendo algo novo ou ensinando algo novo dentro de uma nova equipe de prestadores de serviço à população.
E se não ocorrer uma melhoria do serviço público é porque o sistema tem problemas na forma que está sendo administrado. Saúde como Educação e Segurança devem ser política de Estado onde não é uma ideia partidária ou uma visão partidária de algum aspone que seja implementada sem parâmetro ou estudo com testes pontuais e assim testados pela eficiência. E o ideal disso seriam vários projetos sendo implementados em testes em vários locais que tenham semelhança e assim determinar os mais eficientes, já que funcionário público não perde emprego e faz um teste dificílimo para entrar nas garantias governamentais.
Uma vergonha o que o Dória vem fazendo com a Saúde e como o PT é na publicidade cara que São Paulo funciona e nunca em um posto médico. Isso acontece no Posto da Mooca no Distrital, Na Vila Bertioga e também no João XXIII. Por isso é importante que a população da Mooca que usa esse serviço, que na maioria são idosos ou crianças, devem reclamar e exigir melhoras no atendimento com mais médicos capacitados, exames dos mais variados para atender a necessidade do paciente e focar a consulta na necessidade do paciente e não na educação e na burocracia da vez. Que varia conforme a necessidade política do governante e nunca na necessidade da população de um bairro ou da cidade.

Hoje estive no posto da Vila Bertioga para tentar marcar uma consulta com o clinico geral. Bom, fui informado que deveria ir lá em outubro, pois a agenda já estava fechada. Isso acontece sempre no primeiro ou segundo dia que abrem a agenda do médico, pois clínico atende todo mundo e só tem dois, quando tem dois. Assim se conseguir amanhecer no dia 1 de outubro de 2017, na porta do Posto de Saúde e enfrentar uma enorme fila vou conseguir marcar uma consulta para JANEIRO DE 2018. Isso se tiver sorte, senão volto o mês de novembro para tentar a consulta para fevereiro que por ter carnaval e ter apenas 28 dias se não for bissexto, vai ser muito mais seletivo que em outubro. Me pergunto por que eu que trabalhei por muitos anos e paguei todos os impostos que pediram e me roubaram com os planos econômicos, tenha que no fim da minha vida sofrer essa humilhação? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário