sexta-feira, 2 de junho de 2017

A FALÁCIA DO GESTOR EFICIENTE



          Infelizmente o novo é o velho usando ternos caros e com um bom gosto relativo, já que não faz muito bem o meu estilo além de conhecer muito de marketing.
          Na verdade ele está tratando a população como um projeto Taylorista (linha de produção, inflexível) e dando um atendimento de SAC das empresas de telefonia, ninguém faz nada fora das normas burras criadas por um aspone de escritório que não conhece a necessidade do cidadão, mas conhece os meandros de interesse de uma prefeitura corrupta impondo ao um paciente ser humilhado para conseguir o que é direito dele constitucional.
        Vamos aos fatos. Uma médica que não vou comentar a especialidade, para não dedurá-la, que atendia seus pacientes até o último agendado no dia, não importando a que horas seria esse atendimento, foi obrigada a dar menos atenção aos pacientes tentando atender o paciente no ritmos que a prefeitura impõe a cada médico. Quer dizer, o medico não está focado no tratamento do paciente mas em dispensá-lo para ter que cumprir o seu horário. Isso é bom? Para a prefeitura, que não precisa contratar mais médicos para atender melhor a população, mas receitar remédios a toque de caixa. Na faculdade o sistema militar queira formar médicos técnicos ou como havia em Engenharia, o engenheiro Técnico, ou o Técnico superior e a brincadeira ou piada era colocar os pacientes em fila e cada um fazia um procedimento como a linha de montagem das grandes montadoras. Eram os ano 70 e a industria nacional veicular tinha apenas 11 anos de vida.
        Além de um atendimento rápido e sem que o paciente possa comentar todos os seus problemas de saúde para poder ser orientado corretamente qual o especialista que deve procurar. Ele agora como paciente vai precisar como a dona de casa que vai ao supermercado com a lista de compras, ele terá que ficar marcando os problemas advindos da sua vida por 7 meses (esse foi o período que estou esperando para ser atendido em um especialidade, já que tive minha consulta em março deste ano e a nova está marcada para outubro apenas) e quando entrar no consultório começar a falar feito metralhadora e anotar as respostas para tudo que lhe aconteceu durante esses 7 meses de espera, não importando se morreu ou sobreviveu nesse período.
        A outra coisa absurda é fazer exames de sangue que é algo mais ou menos constante para os médicos. Sabe a medicina atual não sobrevive sem que se faça exames caros e muitas vezes dolorosos para que o médico não erre o diagnostico, apesar que ele já tem uma perfeita noção do que está lhe acontecendo. Antigamente o médico usava a sua intuição e o conhecimento de vários anos de atendimento de pacientes diversos, para definir a doença e o remédio, hoje sem exame ninguém te diagnostica pois todos erram. 
       Eu tive que retirar a vesícula biliar e tive uma crise de dor exatamente no lado direito do abdômen. Diagnosticaram como pedra no rim. Sofri com o excesso de remédio que exagerei fazendo minha pressão cair muito, já que tomava remédio para controlar a pressão de dipirona para a dor da pedra no rim. Tomei a maior chupada da médica como se eu tivesse me auto diagnosticado, e quando falei que o diagnostico tinha sido feito pelo PS, ela calou a boca. Isso é erraram ao me dar tal diagnostico, a duvida fica em saber qual delas fez o diagnostico errado, a primeira ou a segunda, sobre a pedra no rim. Realmente parei de tomar a dipirona e acabei parando de ter tontura. erro médico? Com toda a certeza.
        Outra coisa maravilhosa, foi quando mudei para São Paulo e vim com dengue de São Bernardo, mas a doença estava incubada e aqui se manifestou. E a ironia é que peguei a dita cuja no Hospital Universitário da cidade. Fui ao PS e disse da minha suspeita. Fizeram um teste mecânico, onde colocam um medido de pressão e o mantem a uma pressão de 100 (não sei a unidade) no aparelho e esperam por 10 minutos creio. Seu braço deve ficar como se tivesse uma série de edemas de picada de pernilongo, onde seu sistema de defesa, não consegue combater. Eu não acreditei no teste e pedi para 4 médicos diferentes para realizarem o exame laboratorial, mas nenhum deles quis apoiar a minha decisão, já que o raio do teste fajuto deles não tinha dado resultado. No fim fiquei sofrendo por 2 semanas, já que sou idoso e não tenho mais o sopro da juventude no meu corpo, me tornando extremamente vermelho, consegui ser mais vermelho que lagosta, e tendo crio que diarreia, não lembro mais dos sintomas (graças a Deus foi apenas uma vez) e depois no exame de sangue se constatou que eu tive dengue. Forma 4 médicos e todos erraram, por que tinham que economizar com um exame de sangue. A doença em si não é problema já que o tratamento é só edulcoração, pois não tem antiviral para o problema e assim você sofre com todos os sintomas e espera que o ciclo acabe e o seu corpo consiga dar conta pelo sistema imunológico pessoal.
        Agora vamos falar do exame de sangue. Antes era comum se marcar o número de pessoas que iriam fazer exame de sangue e assim era certo você ser atendido no dia e não precisaria ficar em uma fila interminável sem a segurança de que será atendido e ter que voltar no dia seguinte para tentar do mesmo jeito ser atendido até que consiga seu intento. E assim ficar em jejum perpétuo, já que todos os dias o jejum é de 12 horas e obvio, durante o dia come como um louco pela fome.Isso o obriga a estar no posto as 6:30 h da manhã, se não conseguir as 6:00 h se não conseguir as 5:30 h e assim sucessivamente até conseguir seu intento. Nunca fomos agraciados com a incompetência administrativa que só enxerga o lado do monopólio médico e não do paciente que necessita de ajuda. Isso se começarem a atender às 7:00 h da manhã, mas sempre é 7 e pouco como a chegada da gerente no posto, as 8 e pouco, que com toda a certeza deveria ser as 8 da manhã estar no seu posto de trabalho. E uma coisa que fiquei sabendo, que as embalagens de papel que se entregava no posto era a antiga gerente que fornecia do seu salário para que como muitos que carregavam a farmácia para casa e esqueciam de levar uma sacolinha de supermercado para ser mais comodo. Incrível nem isso a prefeitura fornece. Isso porque pagamos mais de 40% de imposto, e não 50% como antes, já que a inflação caiu.
         Outra coisa que acontece no posto de saúde é que por infelicidade duas médicas clinicas gerais, não estavam atendendo por mais de um mês. Uma por que entrou de licença (deve ser funcionária pública e não CLT) e a outra ficou doente e assim não se tinha nenhuma médica que pudesse te encaminhar a um especialista, pois uma norma nova, apenas e unicamente o clínico pode te encaminhar ao especialista, não importando o especialista que recomendou a consulta. Assim estou esperando uma guia para um gastro a mais de 3 meses, já que ainda não consegui uma consulta com o clínico. como se resolve isso? Fácil pede para um clínico que tem de porrada nos PS e manda dar plantão no posto de saúde até que tudo volte ao normal. Mas não pode, por que a anta que fez a norma, não previu essa possibilidade. BUROCRACIA BURRA.
          Além dessa colocação estupida, ainda tem a inoperância do sistema. O Bairro da Mooca tem mais velhos ou anciões que casais novos e os casais novos que estão vindo para o bairro são pessoas de posse em novos condomínios e assim donos de plano de saúde. Assim ginecologista é uma função que apenas fica de enfeite em um posto de saúde. Nessa condição eu sempre vejo um ginecologista sem paciente ganhando um alto salário sem atender ninguém. A pergunta que faço é: Por que ele não atende os pacientes que a médica doente não pode atender, já que todas as consultas dele são marcadas e ele fica apenas brincando na internet o dia todo? Estranho né? Mas a anta burra do aspone não previu isso e a ordem de seguir a norma segue incólume com o ditador empresarial no mastro da prefeitura. Ô bicho burro, já que todo médico é clinico geral e ele pode dar consulta nem que seja apenas para fazer encaminhamento para especialistas. Agora se por acaso é obrigatório ter o ginecologista no posto, que deve ter mesmo, talvez o CREMESP não permita que ele possa atuar como clínico por ter sido contratado como ginecologista, então porque não reduzem a carga horário do rapaz e contratam mais um clínico para dar plantão em clínicas onde o médico falte ou de alguma especialidade que está fazendo falta na AMA que nos atende? 
          Eu precisei ser atendido por um procto, por ter um problema torpe e externo. Assim pedi uma consulta. Novamente a norma burra da prefeitura. Tive que fazer um encaixe coma clinica geral para conseguir uma guia para isso. Antes era após a cinco que a médica atendia os encaixes (sem consulta mercada). Mudaram o médico saia agora as 5 da tarde e você dependeria da boa vontade dele para ter uma consulta extra no horário que ele desejasse e se desejasse. Assim passei duas semanas tentando marcar a tal consulta, pelo que lembro ou foi mais. (quer dizer, tenho que pedir favor e não ser atendido como um paciente habitual do posto que paga imposto) Bom a norma ou protocolo como desejam falar, preciso fazer um exame de fezes. Só faltou pedirem para eu ir de gravata. Assim mais um mês para ter o resultado e mais o tempo da distribuição para esperar uma vaga no médico que não lembro quanto tempo levou. Consegui a consulta e apesar do constrangimento de ser violado por uma mulher ainda a mulher era cética e não ria das minhas piadas. Bom ela me mandou fazer uma colonoscopia. O que não é nada agradável, mais pela diarreia que fazem você passar que pelo exame em si, já que faz tudo dormindo ou sedado. Depois de mais de 6 meses aguardando para ter um resultado fui lá para marcar consulta de retorno, qual não foi a minha surpresa, marcaram mara 5 dias depois. Pelo jeito é tipo da especialidade que não dá muito status ou que todos fogem pelo vexame das posições que se fica.
         Em suma, o Dória está impondo um atendimento como os SACs das empresas de telefonia e internet e TV que não atendem o cliente, mas as normas e assim deixa todo mundo insatisfeito falando mal do atendimento que eles confundem com educação. Já que educação é algo comum no atendimento ao público e não o foco no paciente como Roger muito bem definiu em sua tese ou escola de psicologia. O problema está com o paciente, como fazemos para saná-lo e não como a norma diz que devemos proceder.  Esse pessoal esquece que somos nós que garantimos o sal´rio deles ou as mordomias deles poder mudar o transito panas para que ele, prefeito chegue sem congestionamento ao seu destino no Viaduto do Chá ou no Anhangabaú já que a garagem deve ser lá. Uma coisa que ninguém lembra e a receita se preocupa apenas com as empresas e não com o consumidor. Por que? Por que a empresa é o órgão arrecadador do imposto que pagamos nos produtos que compramos além de financiarmos a indústria nacional com o nosso imposto somos tratados como lixo pelo sistema público que deveria nos proteger e ampara, não como filhos ou inválidos, mas como contribuinte que cumpre a suas obrigações e que merece ser respeitado, já que todos são corruptos por vício e não por necessidade, bastando estar no governo. ESSE PAÍS É UMA MERDA PARA O BRASILEIRO E NINGUÉM FAZ NADA PARA MUDAR ISSO. NEM O GESTOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário