segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

A dúvida entre a psicologia e a sociologia.



       Estava em dúvida de onde colocar esse texto, afinal fala tando do comportamento humano e sua consequência na relação com a sociedade e sua função política organizacional.
       Primeiro vamos falar da Igreja, que tudo isso tem sua raiz profunda na antiguidade. O Império Romano estava ciente que ocupara a grande extensão de territórios como ocupava, era muito custoso e fatal para sua sobrevivência, já que dependia de mercenários para mantê-lo do tamanho que era. Assim os Imperadores começam a tentar tecer soluções para perpetuar o Império a um custo menor e uma segurança maior das fronteiras. 
       Pela mitologia Romana onde um Cezar ou Imperador era um deus, não poderiam assumir que Jesus fosse um Rei ou senhor da Terra. Assim nunca pensaram na possibilidade de assumi-lo como um Deus e assim poderem dominar sem armas, mas com a palavra toda a Europa e posteriormente o Mundo. Isso só veio acontecer com Constantino, que não creio ter visto uma Cruz para vencer uma batalha, mas que era conveniente ao plano espiritual ter preservado o legado de Jesus, pois haviam vários outros que se chamavam de Messias e com filosofias próprias sobre a realidade terrena. Assim o plano espiritual permite que mesmo distorcida a herança cristã se preserva-se através do Império Romano. 
       Como fica bem claro, a Igreja visando dominar e assim criar uma norma de conduta usa o cristianismo para impor a sua vontade e limitar o homem comum a uma DOUTRINAÇÃO, e não a um esclarecimento. Com isso criaram o Rei como um ungido de Deus e não como instintivamente o animal biológico mais apto a desenvolver a soberania sobre uma tribo. Dando uma nova enfase ao mais apto, como temos em coletivos de mamíferos de várias espécies que lutam para ter o maior número de fêmeas para sua satisfação pessoal e procriação.
       Quando os profetas do velho testamento questionam o povo Israelense sobre a necessidade de um Rei, ele demonstra que o homem é um ser ainda infantil sem responsabilidade e visão do futuro para poder dirigir a sua própria vida e assim surge Saul como rei dos Judeus e posteriormente David e Salomão.        Quando a ciência surge no século XVI com critérios mais doutrinários de pesquisa e não voleios de imaginação dos Alquimistas que sabiam da possibilidade de transformar metais em ouro, mas não conheciam ainda a física quântica e a atômica, viajavam na maionese deslisando em seus sonhos que só seriam possíveis de se concretizar mais de 5 séculos depois. Pelos critérios da nova ciência era necessário controlar as variáveis para poder entender aquilo que era o objetivo da experiência, assim se mantinha a temperatura, a pressão e outros índices para que apenas fosse medido um e se observasse a sua variação nessas condições. 
       Nada o que a Igreja não soube fazer muito bem com toda a comunidade europeia. Agrande verdade da Igreja foi a inovação através de um Deus, um ser superior, de controlar os desejos e anseios de uma população que fazia o que lhe dava na telha ou o que sentisse vontade. Até boa parte da idade média ter relações sexuais na rua ou com qualquer uma ou um, era mais que natural e padre tinha filhos ou amantes sem nenhum problema, só com o aumento da sífilis e dos custos para sustentar tanta gente que a Igreja proibiu essa orgia. 
       Percebam a palavra - proíbe. Compreendem o que isso significa? Que não se pode fazer algo que é natural. O sexo no caso é uma relação natural de todos os animais com a vida, a´te bactéria faz isso, trocando material genético entre companheiros, sempre com um passivo e um ativo. e assim gerando uma mutação ou uma geração mais forte ou mais adaptada. Assim no plano carnal a relação entre pessoas de sexos opostos são naturais para uma melhor adaptação de seus rebentos. Mesmo nas relações homo, sempre haverá um passivo e um ativo, tendo ou não os equipamentos naturais para isso. Proibir nunca foi uma resposta positiva para qualquer defeito humano ou social, mas coibi-lo com sensatez é claro, mas não como o que se auto aflige dele, como o suicídio, ou se drogar, ou se prostituir ou qualquer outro fato que apenas e unicamente prejudique a si próprio. Mas orientar e ensinar demonstrando o erro, sempre será sadio, mas nunca proibir, já que quem deseja abortar, aborta por que crer e querer proibir é apenas dizer que Deus não é capaz de cuidar do que criou. Será? Obvio que sabe, somos nós que não acreditamos nele, apesar de bater no peito e se dizer cristão ou ter uma outra religião. 
        Obviamente que quer proibir tem duas coisa em mente: sabe que não é capaz de achar uma solução razoável sobre o assunto para desmobilizar o seu acontecimento ou tem medo de ser levado de roldão na onda do impróprio. E assim a Igreja valorizou o Pecado e não a bondade com seus iguais e inferiores (animais). Isso por que se poderia recriminar alguém e assim submetê-lo a submissão de alguém que dizia saber o que era melhor para ele e assim poder fazê-lo ser e fazer o que poderia lhe dar lucro e folga para ser considerado um ser superior ovacionado pela população. É isso que uma extrema direita faz ou uma extrema esquerda quer, dominar e doutrinar uma nação para que se tornar seus escravos e não seus cidadãos. Isso ficou muito claro com o PT no governo e muito limitante com os militares no poder. Com os miliares não se podia pensar fora da caixinha, que os petistas também desejavam, e com o PT foi a transformação da classe média em escrava para sustentar de tantas mordomias quanto as imaginadas por eles para criar uma vida nababesca para si e sua família deixando que o povo pagasse por elas, e assim a escravidão. 
        Agora vamos entrar dentro de uma filosofia, plausível. Se percebermos o grande fator do homem dominar os meios é pelo seu desenvolvimento cientifico e humano, indicando assim que está é a meta humana para seu futuro, isso é evoluir mentalmente e não exatamente fisicamente, já que um macaco é muito mais forte que nós ou qualquer outro animal terreno. Isso para mim é lógico. 
       Assim cada homem ou mulher tem uma função terrena a ser desenvolvida e não é imposta, pois cada ser sabe o que lhe falta e o que precisa para aprender isso. Outro fator importante é o Livre arbítrio que nos faz reféns das nossa decisões, certas ou erradas que venhamos a tomar. Assim cada ser humano sabe o que precisa aprender e vai tentar de todas as formas experimentar várias funções para definir a que mais lhe agrada, ie, a que mais vai satisfazer a sua necessidade de aprendizado e aprimoramento. Assim impor uma regra inflexível a um ser humano, pode não ser o objetivo dele de viver a vida. Os Comunistas por sua vez fazem seu plano quinquenal com objetivos de poder e lucros, já os Conservadores visam mais uma condita moral e regras rígidas que viabilizem uma normalidade social, normalmente imposta pela opressão. 
        Uma democracia não age pelos extremos, mas tem leis que proíbem vandalismos como o que presenciamos, mas temos o direito inalienável de sermos quem somos e falarmos o que pensamos sem restrição, apesar da justiça nacional não compreender que uma biografia não é o direito do biografado censurar a obra, afinal é a opinião do autor e não do biografado que vale. Apesar que ninguém é perfeito de assim sempre teremos pseudos defeitos anotados em tais obras. Mas esse conjunto de qualidades e defeitos fizeram o sucesso dessa pessoa que foi biografada. Isso é basicamente a falta de conhecimento de si mesmo e não saber os limites estreitos que possuem em determinadas áreas de seu comportamento. Vou dar um exemplo fácil. 
       Eu sou idosos tenho 65 anos, quer dizer eu sou velho. Não tenho nenhum problema de ser velho, afinal a próstata tá grande, eu engordei desmedidamente, não subo escada de dois em dois, preciso de óculos para ler, minha líbido é baixa. Sim pelos sintomas sou velhos. Uma senhora mal educada junto com seu amante ou marido, pararam na entrada de garagem evitando que pudesse estacionar na minha garagem. Quis fazer escândalo, mas a buzina do carro era delicada, já que o carro era da minha filha, assim desisti de fazer barulho com a buzina e comecei a fazer com a boca. 
       Ambos saíram da loja indignados com a minha flata de educação, como se eles por terem parado na minha porta de garagem fossem educados. A mulher começou me chamar de velho, e eu respondi que era, ai veio a vontade de me chamar de gordo. Obvio que sou gordo, mas imagine uma mulher gorda me chamando de gordo. Seria hilário se ela fizesse, pois falaria que ela também era. Teve que engolir seco a ofensa sem fazê-la. Eu estou certo? Não! Eles estão certos? Não, mas quem sabe aprenderam uma lição? Era meu direito chamar a polícia e dar uma multa neles e guinchar o carro. Mas quanto tempo iria demorar? Muito, com isso já teriam saído e eu teria que sair de casa para colocar o carro para dentro. Se a policia funciona-se era a atitude que tomaria, mas ela não funciona e se o cara fosse policial a paisana o corporativismo falaria mais alto como fazem no congresso não cassando os devidos ladrões de casaca do congresso. Mas eu posso fazer o que me der na telha e sofrer as consequências de minha ação, sendo positivas ou negativas. Só assim posso aprender sobre a vida e não sai no tapa com a mulher e o marido, que era o que eles desejavam, por que eu sabia que sou velho e gordo. Como o Lula que sabe que é inteligente e se faz de burro para dominar os ignorantes que o apoia. Saber sobre si e compreender que não somos perfeitos isso é, temos defeitos ou limites muito estreitos em determinadas áreas, evita muito embate ou briga sem necessidade. 
         Assim nos conhecer é o melhor caminho para podermos nos aceitar como samos e trabalhar para deixarmos de ser, mas não lutando, mas amando a si mesmo e compreendendo os limites que ainda temos em determinados casos.
         Em uma ditadura seja de direita ou de esquerda nos tornamos meros robôs teleguiados por uma presidente ou ditador que não nos conhece e não compreende as nossas necessidades psicológicas para superarmos a nós mesmos e nos tornarmos melhores como pessoas e não frustrados dirigidos sem emoção ou sentimento e assim frios. Que tantos as mulheres reclama e que estão fazendo tudo para se tornarem iguais. 
         Para se poder produzir isso pode ser verdade, mas como seres humanos precisamos aprender a sermos humanos e não robôs e para isso precisamos compreender o que sentimos sem oprimirmos o sentimento que salta de nosso peito e analisarmos ele em seu amago. Obvio que a vontade de assassinar alguém não deve ser feito, mas analisar sem fazer, observar a vontade e como ela foi gerada e compreender que não se é o dono da verdade, pode ajudar a não cometer um mal que não tem volta. 
         Por isso a democracia é a melhor forma de tipo de sistema para administrar uma nação, pois a diferença de pensamentos podem dar a solução de um problema que ainda ninguém conseguir ver sobre uma nova ótica e assim resolver a situação. 
         Veja que Newton criou toda uma teoria baseada na atração e repulsão dos corpos, ai vem Einstein e refaz parte da sua teoria falando da relatividade. E se espera que Hawkins possa dar uma nova visão as teorias de Einstein. O primeiro era inglês, o outro um judeu alemão e o terceiro um outro britânico. As experiências de vida distinta desses 3 homens deu a eles, além da inteligência que pode ser genética a compreensão e o interesse sobre essa nova visão da física. Será que me fiz claro defendendo a democracia e o direito de todos serem individuais e colaborarem com a sociedade da forma como podem, mesmo tendo uma profissão tão necessária e importante como ser lixeiro. todos somos importantes na vida se não forem os radicais em ideias, que não passam de utopias e favorecimentos individuais de quem adora ser o ditador da verdade da vida, superando até Deus, nisso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário