segunda-feira, 2 de novembro de 2015

ANTICONCEPCIONAL DÁ CÂNCER?



      Há algum tempo questionei uma postagem, não recordo em qual rede social, mas questionei.
        Pelo que recordava o anticoncepcional na verdade evitava o surgimento do câncer, o que na verdade não estava totalmente errado.
        Como infelizmente vivemos em um país onde os alarmes são postados constantemente para poder controlar e amedrontar a população por uma questão mais política que efetivamente de informação, resolvi confirmar depois de ter questionado com um amigo que é PHD na incidência de câncer no mundo sobre o assunto.
        Como ele é um senhor ocupado acabou demorando muito para responder, e principalmente por que usei o e-mail profissional e não o pessoal.
        A resposta que obvive foi a que segue:
        Uso prolongado (> 5-10 anos) aumenta o risco de câncer de colo de útero e de mama, mas diminui o risco de câncer de ovário e endométrio (corpo do útero), e também de intestino grosso. No balanço geral o efeito é benéfico, particularmente as pílulas de hoje em dia, que tem baixas dosagens de estrógeno.

        O que o texto fala é que toda a mulher deve por uma questão de preservação pessoal consultar constantemente seu ginecologista e saber quando deve mudar o produto ou o processo anticoncepcional para evitar problemas futuros.
        Assim devo pedir desculpas a que postou a informação, pois eu estava errado, mas a forma publicitária de passar informações, normalmente nunca são completas e criam apenas hábitos que acabam se tornando mitos no futuro.

        Assim eu peço que quando postarem algo possam dar informações precisas sobre o assunto e não apenas alarmar a população sem uma linha de raciocínio e conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário