quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

A NOSSA ENORME POBREZA

Manchete da Folha: Ministros do TCU têm 'fim de semana' de cinco dias

É isso que dá não ter chefe. Na verdade tem: o povo. Mas o povo não consegue compreender a abstração dessa chefia, pois não cobra decência com a coisa pública. Na iniciativa privada o funcionário (povo) tem questões muito específicas para ele trabalhar. Primeiro tem um chefe físico, depois ele pode ser descontado no salário caso falte. Além disso pode perder o emprego caso persista no erro. Pode ser advertido, suspenso e o mais importante, ganha pouco, não o suficiente para poder ficar 3 meses procurando emprego. Assim ele presa a dádiva de ter um emprego.
O que acontece com o político ou funcionário altamente graduado. Primeiro sempre tem alguém que vai quebrar o galho em qualquer deslize, pois ele sabe que como o outro errou, ele também pode errar e assim precisar que o favor seja retribuído, o famoso é dando que se recebe. E esta arte é a que mais comparece nos círculos externo do poder, aquele da calada da noite onde os interesses excursão os mais propalados. Além disso dificilmente perdem emprego, pois se saem de uma posição de vitrine, vão para uma subalterna e muitas vezes com um salário muito superior mas providencialmente obscura, para que possa ficar fora da mídia. Afinal o dando que se recebe é o mais carismático cunho político desse pessoal. Eles são as elites, são aquelas que oprimem o povo o verdadeiro dono do poder, e que se submete às vontades dessa elite corrupta.
Enquanto o povo acreditar que um político ou um partido será o seu salvador da pátria sempre teremos essa misquinharia de irresponsabilidade dessa politicaiada nefasta onde ainda se acreditam sermos uma colônia e que vão enviar o dinheiro para matriz. OH POBREZA.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Pesar e tristeza

Com pesar e tristeza que escrevo o que estou pensando.
Lendo as reportagens e os objetivos do novo governo em desmobilizar o fisiologismo do PMDB das suas áreas de influência, que com toda certeza será uma coisa muito boa, mas estão substituindo por pessoal petista, o que é péssimo. Quer dizer, estão substituindo 6 por meia dúzia, não por que o PT é tão corrupto como o PMDB, talvez possa ser muito pior, mas por que essa é a força do PMDB, ié, eles conseguiram ser a maioria no congresso exatamente por ter essas verbas na mão e poder fazer valer sua legenda como gerador de beneficies para a cidade e assim disponibilizar o mínimo de recursos e tirar o maior proveito possível.
O PT com o bolsa-família fez a mesma coisa, só que distribuiu dinheiro aos pequenos povoados sem uma cobrança efetiva do recurso, ié, sem pedir a contrapartida requerida para se obter o benefício e assim conseguimos uma eleição com o mínimo de 28 milhões de votos garantidos a eles.
Mas obviamente isso é pouco, pois não conseguiram os 50% mais 1 de certeza para elegerem quem quiser ou interessar. Assim tomar as bases do PMDB é uma alternativa para conquistarem os mais de 50% na câmara e talvez no senado, com isso não precisam se coligar, não precisam depender de um partido distante de sua premissa política e implantarem sem restrições a sua cartilha mais autoritária que possa afagar o coração dos carrascos que se encontram afiliados nessa agremiação tão corrupta quanto o partido que querem retirar do poder.
O meu pesar e tristeza é saber definir o que é pior um bando de fisiológicos que se valem da credulidade humana para assaltar displicentemente os cofres da nação com discrição e diplomacia, contra outro que não fará nada de diferente, mas será muito claro nas suas intenções e forma de produzir os seus benefícios, como também censurar oprimir uma nação do tamanho do Brasil e que pode virar uma Venezuela, caso essas coisas aconteçam.
Para o mais leigo dos leitores a decisão é fácil, ficar com o fisiológico, afinal o prejuízo é menor, mas nada mudará e a corrupção será o prato de todos os dias, já a mudança e por um partido que se preza pela arrogância, soberba e incompetência serão muito mais fáceis para o povo acordar da sua letargia e descobrir que ninguém dá nada sem cobrar um alto preço pela migalha que cedeu.
Vejam bem, agora depois que o ex virou ex, elle teve o desplante de se mudar com a família de férias nas instalações do exercito no Guarujá, como se ainda fosse presidente ou o povo lhe devesse algo por ter cumprido a sua obrigação e recebeu por isso e muito. Isso é uma agressão às normas constituídas e as leis do país que ele vive burlando e todos são coniventes com elle, deixando passar e a oposição por medo ou a responsabilidade de gerar uma revolução permite que este senhor usufrua dos bens da nação sem ter o direito disso. Ele age como se fosse o Imperador brasileiro que tudo lhe pertence e elle permite que nós utilizemos as ruas, que construamos casas em seus terrenos e, que plantemos em seus alqueires, para que possamos pagar o seu dizimo ou quintos para elle e a família viverem nababescamente às custas de seus vassalos e súditos.
Infelizmente a minha esperança seria de melhorar, de progredir e de acabar com a corrupção, mas pelo caminho que a nação esta tomando, dificilmente progrediremos como nação, poderemos ter lucros financeiros e comerciai, mas deixaremos de ser uma nação democrática efetivamente, para sermos uma república absolutista do Lulismo insipiente onde se restabelecerá a dinastia real. Como sempre os poderosos confundem o que é poder e o que é responsabilidade.